O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

SOBRE NÓS

O Instituto Jacaré - Como Surgiu?


O Instituto Jacaré teve seu início a partir da dissertação de mestrado, do hoje Doutor Ricardo Freitas, em 2006 pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Onde foram capturados os jacarés no complexo lagunar de Jacarepaguá com objetivo de descrever a dieta dos jacarés e a contaminação por metas pesados (Hg). Os jacarés se comportaram como predadores oportunistas se aproveitando de toda e qualquer presa disponível no ambiente. A contaminação de Hg esta diretamente relacionada ao tipo de presa que o animal consome, por isso, diferente de caimans maiores, o jacaré de papo amarelo apresenta uma concentração relativamente questionável ao tipo de ambiente que se encontra no município do Rio de Janeiro.
Em 2008 foi dada continuidade aos estudos com caiman no município do Rio de Janeiro em sua tese de doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Abordando estudos relacionados a Dinâmica Populacional da espécie em todo o complexo lagunar de Jacarepaguá.
Hoje desenvolvemos nossos estudos e monitoramento em prol da conservação destes animais e de todo o seu ambiente.
Todo o projeto se mantêm com financiamento próprio através de serviços prestados de consultoria ambiental e resgate de fauna silvestre, desta forma, podemos custear saídas de campo e compra de material para pesquisa, e também, trabalhos técnicos. Estamos firmando parcerias para reabrir nossos cursos de capacitação, onde buscamos inserir os alunos no mundo real no contato com a biodiversidade, entende-la e como analisar. 








O Instituto Jacaré consta com alunos de graduação e biólogos colaboradores para as atividades de campo e redação dos trabalhos. Hoje a equipe desenvolve estudos relacionados a Distribuição dos jacarés e uso do hábitat, Dieta em ambientes urbanos (como complemento aos meus estudos de mestrado) e Estudos sócio ambiental objetivando o conhecimento da população urbana em relação a proximidade com os animais.


Instituto Jacaré - Manejo e Conservação de Fauna Silvestre LTDA


Com o passar do tempo a necessidade de serviços específicos em resgate de jacarés no município do Rio de Janeiro foi crescendo e houve a oportunidade de transformarmos o Instituto Jacaré em uma empresa Ltda para fins de trabalhos técnicos maiores pelo qual se havia a necessidade de capacitação para o manejo destes animais. Em 2015 fundamos A Instituto Jacaré conservação e manejo de Fauna Silvestre LTDA, especializada em serviços de resgate de fauna silvestre. Porém não se restringe nisso, também realizamos todo tipo de trabalho de cunho ambiental:


- Levantamento de Fauna;
- Inventário de fauna,
- Resgate e manejo de fauna;
- Monitoramento de Fauna;
- Elaboração de EIA/RIMA;
- Consultoria a criações de silvestres (jacarés)
- Treinamento e capacitação ambiental
- Avaliação Ambiental


O Projeto hoje trabalha e se estrutura de acordo com E. O. Wilson (1994):

"Ame os animais acima de tudo, então, atente-se para as explicações gerais, e, com boa sorte, descobertas virão. Se estas não vierem, o amor e o prazer terão sido suficientes"

Agradecemos aos colaboradores pelo apoio e alunos pela participação, dedicação e amor ao que fazem. Especialmente aos alunos que se dedicam e se doam aos estudos com vontade e prazer, mesmo diante das dificuldades.