O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

REPORTAGENS ALARMISTAS SÃO MESMO NECESSÁRIAS???

A Rede Record coloca no ar mais uma dessas reprotagens alarmistas sobre a presença de jacarés no Rio de Janeiro. Bom, como é sempre importante ressaltar a falta de informações é um problema grave. Tanto a equipe de reportagem como a população não buscam a informação nos lugares certos. Então vale a pena dar uma ajudinha.

Link da Reportagem:  http://noticias.r7.com/videos/jacares-aparecem-e-assustam-moradores-do-rio/idmedia/181e6287e7dd4bcc4cd550c25c880bad.html

A espécie Caiman latirostris, o jacare de papo amarelo, é a única espécie de jacare encontrada em toda região sudeste do Brasil. Seu tamanho estimado para um indivíduo macho adulto é de 3 metros de comprimento, porém, é bastante raro vermos um animal desse tamanho na natureza. Dentre todos os jacarés que capturei nas lagoas e canais no Recreio dos Bandeirantes foi registrado um macho adulto de 2,20 metros como o maior animal ate hoje encontrado para a região.

Os jacarés acabam interagindo com a população devido a dois fatores específicos:
1- A área natural da espécie esta cada vez mais suprimida devido a falta de planejamento urbano e a falta de interesse na conservação das lagoas e áreas alagadas. Cabe ressaltar, que ambientes alagados não são apenas pântanos e poças, mas sim o hábitat de uma enorme biodiversidade, incluindo os jacarés que utilizam estes ambientes para a reprodução;

2- O condicionamento de algumas pessoas!! Esse eu aponto com uma das maiores agressões que as pessoas cometem, pois alimentar e cultivar o hábito de fornecer alimento aos animais é errado. Isso compromete a utilização e distribuição natural dos jacares condicionando aos mesmos a ficarem no canal na espera de serem alimentados. Ja contei até 18 jacarés no trecho do canal das Tachas, e ao final da tarde sempre tem alguem para alimentá-los. Bom, se eu soubesse que tem boca livre em algum lugar todos os dias em um determinado horario, certamente estaria por lá. Afinal, quem não estaria?

O jacaré de papo amarelo não representa nenhuma ameaça as pessoas, desde que se respeite os limites. Nenhum jacaré sairá da agua com o obejtivo de comer uma pessoa ou animal doméstico, pois esses itens não fazem parte de sua dieta. Durante pelo menos 6 anos venho estudando, capturando e marcando os jacarés do complexo lagunar de jacarepaguá, e durante minha dissertação de mestrado (Freitas-Filho, 2008) não encontrei nenhum poodle ou vestígio de cães ou gatos no estômago dos jacarés, e olha que foram 131 jacarés capturados.

Hoje venho monitorando mais de 300 animais, todos marcados como parte de minha tese de doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E peço encarecidamente para no caso dos jacarés aparecerem fora de seu hábitat, que procurem o Insituto Jacaré, pois somos licenciados pelo IBAMA com licença de pesquisa, e pela Secretaria de Meio Ambiente para realizar captura em toda região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepagua e vargens.



Não matem os jacarés, eles são peças importantes na conservação desses remanescentes de alagados e lagoas que ainda nos restam no município do Rio de Janeiro. Os jacarés de forma alguma são os vilões, mas sim as vítimas desse crescimento urbano desordenado.


QUALQUER INFORMAÇÃO VIA EMAIL. institutojacare@gmail.com
ou via telefone para emergências de Resgate e capacitação de órgãos públicos responsáveis (Bombeiros, SMAC, Zoológicos, Patrulhas etc...): 21-78572084.