O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

SOS JACARÉ - Lagoas Urbanas no Rio de Janeiro pedem socorro!!!

 Indivíduo sub adulto de Caiman latirostris termoregulando encima da vegetação marginal - foto. Ricardo Freitas - Projeto Jacaré

JACARÉS IMPLORAM POR AJUDA!!!

População de Jacarés de papo amarelo em ambientes urbanos no Rio de Janeiro (complexo lagunar de Jacarepagua) apresentam problemas graves quanto a sua conservação. Não é a quantidade de indivíduos que representam a saúde de uma população natural, mas sim o equilíbrio entre suas classes etárias e razão sexual. Os jacarés pertencentes as lagoas do complexo lagunar de Jacarepagua apresentam um desiquilibrio perigoso à conservação da espécie nestes últimos remanscentes inserido em área urbana no município. Ja são mais de 310 jacarés capturados e existe uma diferença muito grande entre as frequencias de machos e fêmeas entre as classes etárias de jacarés nas lagoas, o que indicaria uma certa inviabilidade, ou dificuldade, na manutenção reprodutiva dentro desta população.

 Situação das lagoas no Rio de Janeiro, foto Ricardo Freitas em trabalho de campo - Projeto Jacaré

Mais um motivo para buscar os resultados de pesquisas que estão sendo realizadas no local, o Projeto Jacaré vem monitorando essas populações e esta alertando a gravidade quanto a conservação dos jacarés.

Desiquilíbrio evidente na razão sexual para todas as classes etárias - Dados Projeto Jacaré

Motivo: Histórico de solturas "indiscriminadas" (sem o conhecimento das condições naturais da população de jacarés nas lagoas) realizadas pelos órgãos competentes e parques da região. Nunca houve estudos ou acompanhamento das solturas de jacarés (e de qualquer outro animal) nos remanescentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Precisamos ficar de olho e cobrar o acompanhamento e/ou a consulta à especialistas durante esses processos. Muitas pesquisas estão sendo realizadas na região, mas pergunto: "Quem consulta os pesquisadores sobre soltar um animal aqui ou ali??". Resposta: "Não é da competência de estudantes determinar as solturas ou os trabalhos de zoologicos e parques!!!". Então, a culpa é de quem??? Quem poderia informar sobre os ambiente natural se não as pessoas que ali trabalham e pesquisam obtendo informações sobre as reais condições naturais do ambiente? Se não somos nós pesquisadores, então estamos condenados ....

E Quando iremos começar a agir?? Apoiem e divulguem a Idéia de conservação das lagoas e em prol dos jacarés de papo amarelo no Rio de Janeiro - Projeto Jacaré.

Publicado por Ricardo Freitas Filho, coordenador e pesquisador do Projeto Jacaré.