O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Cobertura de salvínias no Canal das Tachas

Devido ao calor e ao excesso de materia orgãnica (esgoto) no canal das Tachas houve o crescimento de macrófitas (plantas aquáticas que recobre o espelho d´água).
As Salvínias, assim como o aguapé, são uma resposta ao aumento de materia orgânica em ambientes lagunares. O canal das Tachas, onde geralmente, não apresenta o crescimento de macrófitas hoje se encontra coberto em uma determinada fração pela vegetação. Os jacarés utilizam essa cobertura vegetal como proteção, alimento (pois abrigam uma quantidade enorme de invertebrados) e termoregulação (controle de sua temperatura corpórea). É bastante comum presenciarmos uma quantidade grande de jacarés no canal, e neste período (novembro até março) é sua temporada de reprodução. Cada vez mais os turistas, visitantes ocasionais e moradores do Recreio dos bandeirantes podem disfrutar dessa beleza que são os jacarés tão próximos das margens e embaixo das pontes de acesso a praia. Porém, o que poucas pessoas sabem é que em meio a essa beleza, um gramado verde na agua, existe a maior das preocupações. O canal hoje nada mais é do que esgoto a céu aberto. A importância e urgência de ações em prol da recuperação desses ambientes se dá tanto pela iminência de proliferação de mosquitos, como também da qualidade dos ambientes. Os jacarés vivem nesses ambientes muito antes do crescimento urbano e hoje são vitimas da poluição.
Esta mais do que na hora de se fazer algo em relação a essa situação.
O Instituto jacaré vem trabalhando duro com pesquisas intensas, capturas e monitoramento dos jacarés nas lagoas urbanas. Mas não é fácil fazer isso sozinho!!
Precisamos de ajuda... e o apoio dos moradores e parceiros se faz importante neste momento.
Ajudem a recuperar as lagoas urbanas (SOS Jacarepaguá).
É para o bem comum de todos a vivermos em um ambiente limpo e agradável. Para assim podermos desfrutar das belezas naturais que o compõe.