O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Lagoas de Jacarepguá pedem SOCORRO

O complexo lagunas de Jacarepagua se encontra em estado de calamidade, principalmente quando se trata das lagoas Marapendi e lagoinha das Tachas. Todo o projeto de recuperação da lagoa foca apenas as áreas de interesse para copa e olimpiadas, e ao que parece, a região costeira (que justamente esta inserida em áreas de preservação ambiental) estão fadadas ao esquecimento e abandono total. Todo o esgoto de Jacarepagua, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca é despejado em seus respectivos canais e lagoas, vindo parar na lagoa Marapendi.
Dai, quando reclamam que a praia esta suja, por que nao dar uma olhadinha um pouco mais para trás e espiar as condições de nossas lagoas????
Venho acompanhando as lagoas a mais de cinco anos com o Projeto Jacaré, fazendo capturas frequentes, e com isso, entro nesse esgoto (ressalto: que nao deveria ser esgoto, mas sim uma lagoa) e vejo a dificuldade de navegação em determinadas regiões devido ao enorme assoreamento de materia organica e crescimento de macrófitas (plantas aquaticas).
Bom, mas ai vem a questão: O que fazer???
Podemos começar monitorando e cobrando de nossos proprios condominio um saneamento adequado do esgoto, assim como, aos órgão competentes como a CEDAE e a Secretaria de Meio Ambiente um tratamento adequedo, principalmente das águas fluviais.
Pois acreditem, e pasmem, de acordo com o engenheiro da CEDAE responsável pelo desvio do esgoto para o emissario, o despejo de esgoto nas lagoas de nada tem haver com o crescimento de macrófita....
Bom, a coisa ficou de cabeça para baixo, se um engenheiro aparece ensinando biologia, o que teremos daqui a pouco?? Advogados medicando em hospitais; biologos e veterinários construindo predios?? A coisa vai ficar feia ....
Mas como surgiu a dúvida, nós temos o dever de explicar:
O aguapé (macrófitas) se prolifera em resposta ao excesso de materia orgânica nas lagoas, ou seja, excesso de esgoto!!! Por isso o crescimento de aguapé, consequentemente de mosquitos, e etc... fora o cheiro desagradável e o contato em que as pessoas são obrigadas a conviver no Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Pois como falei, as lagoas (ou esgoto, nessa altura do campeonato tanto faz) atravessam desde comunidades como o Terreirão até os condomínios da classe A dos respectivos bairros.
Então, que tal pararmos de reclamar e agir??
 Foto da lagoinha das Tachas em maio de 2010, tomada por aguapé, uma resposta ao excesso de materia organica nas lagoas.