O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

SOS Jacaré paguá

O complexo lagunar de Jacarepagua recebe esse nome devido aos jacarés que aqui residem (Jacarepagua = Lagoas de Jacaré). Logo, não podemos esquecer que apesar de serem animais pré históricos e parecerem imunes a destruição das lagoas, muitos fatores estão envolvidos. Tais como: Jacarés apresentam a determinação sexual (se vão ser machos e fêmeas) através da variação de temperatura no ninho (principalmente nos primeiros 19 dias de incubação). Por isso, o aumento da materia organica pode vir a influenciar na determinação sexual dos animais, e com isso favorecer o aumento de animais machos, causando o desiquilíbrio na razão sexual da população de jacarés nas lagoas.
Sem contar com o aumento da temperatura devemos acrescentar a soltura de animais de forma descontrolada, pois animais com origem em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro vem sendo soltos nas lagoa Marapendi, sem a cautela de pensar em um manejo adequado.
Soltura de jacaré fêmea na lagoa Marapendi. O jacaré foi medido, marcado e principalmente, sexado (identificado o sexo) para ser solto na lagoa Marapendi pelo Projeto Jacaré.