O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Modelo reclama dos Jacarés .. e os jacarés, reclamam da Modelo???

Jornal do Brasil - Cultura - Solange Gomes reclama de jacarés soltos em sua vizinhança

Jornal do Brasil - Cultura - Solange Gomes reclama de jacarés soltos em sua vizinhança
Mais uma das reportagens alarmistas quanto aos jacarés no Recreio dos Bandeirantes. Esta faltando mais informações!!!!
Os jacarés de papo amarelo (Caiman latirostris) não são animais que representam potencialmente um risco para a população humana. Nós não estamos no cardápio destes animais. Quando imaginamos os riscos de um jacaré, pensamos em um enorme crocodilo pulando da água e carregando uma zebra ou Gnu para dentro da água e devorando a presa. Temos que lembrar que isto acontece sim, porém, na Africa. O crocodilo do nilo (Crocodylus niloticus) se alimenta poucas vezes ao ano, e um dos eventos mais fartos de alimento é durante as secas na Africa onde todos os animais ungulados (zebras, gnus, búfalos, etc) atravessam o rio do Nilo para pastagens mais frescas, e é durante essa oportunidade que os crocodilos, se aproveitando, realizam um frenesi alimentar.
O nosso humilde jacaré se alimenta constantemente nas lagoas, e tem gente até que dá comida para eles .... por isso, as chances de um jacaré sair da água e pular para apanhar uma pessoa é muito improvavel. Estive várias vezes na ponte e no canal das tachas, onde as pessoas jogam comida e param para admirar os animais. E vejo o quanto as opiniões são diversas e adversas. Muitas pessoas os idolatram, enquanto outras os repugnam. Os jacarés não são os vilões, mas sim as vítimas nessa história toda.
Venho desenvolvendo minhas pesquisas com esses animais a mais de 6 anos e tenho mais de 300 jacarés capturados sendo monitorados no local, e nenhum deles apresentaram pedaços de gente ou de um cãozinhjo dentro do estomago quando analisado. Fora isso, nunca presenciei um ataque, e melhor, nunca fui atacado (lembrando que para capturar tenho que entrar na agua muitas vezes para apanhar o animal, e sabem qual é o maior risco????? Acertou quem pensou a ÁGUA).
Confesso que chega a ser engraçado ver as pessoas carregarem seus cachorros no colo para atravessar a ponte e passar correndo com medo do jacaré pular e apanhar pelo pé. Parece até aquele jogo de video game (Pirnce of Persa). Bom, deixa isso para os games, a realidade é bastante diferente e isso não aconbtece no Rio de Janeiro. É claro que devemos respeitar o espaço dos animais, pois quando a modelo da reportagem reclama de seus vizinhos devemos lembrar que os mesmos moram ali muita antes da cidade chegar ao Recreio. Dai podemos imaginar o seguinte: Será que os jacarés não devem reclamar dos seus vizinhos (nós)???? Eles são os proprietarios do local, e quem invadiu fomos nós. Então devemos repensar quem realmente é o incômodo!!!!

Qualquer esclarecimento entrar em contato com institutojacare@gmail.com

Abraço a todos,
Ricardo Freitas
Doutorando em Ecologia e Comportamento de Crocodilianos - UERJ
Coordenador e pesquisador do Projeto Jacaré
Presidente do Instituto Neotropical para pesquisa e conservação da Biodiversidade - INEPEC