O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Operação canal das Tachas - FASE 1

Neste último final de semana (28 e 29 de agosto de 2010) o Projeto jacaré esteve no canal das tachas para coletar informações socio ambiental com os moradores e visitantes do bairro com objetivo de levantar a informação que é disseminada para o público. Ficamos muito satisfeito em relação aos resultados obtidos, muitas pessoas se demonstraram solícita a responder e esclarecer dúvidas, mitos e histórias que são faladas no bairro.

Essa primeira fase do evento teve como objetivo capturar e marcar o maior numero possível dos animais do canal (no periodo diruno é bastante complicado capturar jacarés) para entendermos quais os motivos de agregação dos jacarés. Muitos estão residentes no local devido ao condicionamento alimentar, onde muitas pessoas fornecem alimento aos animais. Afinal, quem não iria em uma festa "boca livre"?

O Projeto contou com a participação de meus alunos da Faculdade São José (realengo) como voluntários, no qual sou muito grato pela disponibilidade da equipe em pleno final de semana de sol e praia.

Alunos da faculdade São José - Realengo, voluntários ao Projeto jacaré realizando o questionário sócio ambiental na ponte do canal das Tachas.

No domingo 29/08/2010, realizamos a captura de alguns jacares no canal em paralelo aos questionários. A operação foi bastante interessante por dois fatores importantíssimos:

1- Os jacarés que foram capturados (n=4), todos considerados adultos variando entre 1,5 metros a 2,60 metros de comprimento total. Possibillitando informações valiosas sobre a estrutura populacional dos jacarés no Complexo lagunar de Jacarepagua;

2- Pelo carinho e participação dos moradores e visitantes que passaram pela ponte neste dia. As respostas aos questionarios e o tempo oferecido para obter mais informações sobre a importante relação entre jacares e pessoas que ocorre diariamente no Recreio dos Bandeirantes.


A Operação Canal das tachas irá continuar ao longo do ano, enquanto a pesquisa entiver em andamento, sempre com o objetivo de informar a população sobre a importancia de mantermos nossos jacares em nossas lagoas e cuidarmos de nosso ambiente.


Soltura de um dos maiores representantes do canal das tachas, um jacaré macho de 2,60 metros de comprimento, com 70kg.

Agradeço aos alunos da faculdade São José, equipe do Projeto Jacaré e a todos que passaram pela ponte neste dia. Muito obrigado.

Qualquer esclarecimento, dúvidas, questionamentos, e etc ... entrem em contato com o Projeto jacare que será um enorme prazer responder: institutojacare@gmail.com

Ricardo Freitas Filho, MSc
Ecologia e Comportamento de Crocodilianos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro