O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

TREINAMENTO EM MANEJO COM JACARÉ DE PAPO AMARELO

Trabalhar com jacarés pode parecer algo bastante simples, mas acreditem ... não é o que parece. Jacarés e crocodilos são capazes de despertar diferentes sentimentos, até mesmo em pesquisadores experientes. São passíveis de transmitirem medo e fascínio, curiosidade e aversão, força e fragilidade. Por isso é cada vez mais necessário treinar equipes e pessoal para o manejo adequado de jacarés.
Como iniciar o contato com esse fabulosos animais?

Primeiramente, escolhendo bons profissionais para orientá-lo!! Especialistas em crocodilianos no Brasil são escassos, mas existem. Nas grandes instituições de pesquisa existem pesquisadores com experiência e conhecimento capazes de ensinar e treinar novos alunos. O Instituto Jacaré faz a sua parte no Rio de Janeiro, assim como outros institutos de pesquisa e Universidades (UFAM, INPA, Instituto Mamirauá, ESALQ, UNESP ... dentre outras). Essa integração de conhecimentos e experiência é que contribuem para a pesquisa com crocodilianos no Brasil.

Ressalto que, não basta apenas pular encima de jacarés para dizer que trabalha com esse organismo, mas sim adquirir e somar experiencias. É fundamental que alunos, profissionais e tratadores façam parte dessa integração. O conhecimento só tem valor quando se propaga e dissemina dentro da comunidade cientifica e social. Hoje, para o estado do Rio de Janeiro, é mais do que necessário essa integração. Pois pessoas destreinadas e sem a menor ideia do que esta fazendo capturam e soltam animais em lugares alheios sem ter a menor noção do prejuízo ambiental que estão causando, tanto para os animais deslocados como para o meio em que soltam o animal.
O Instituto Jacaré se sente na obrigação de informar a importância dos estudos de campo e em cativeiro e insentivar esses estudos para que a população de pessoas residentes no Rio de Janeiro possam saber, entender e acreditar que existem profissionais, existem pesquisadores muito proximo do nosso cotidiano e que estes precisam do apoio e compreenção dos moradores e visitantes de cada região. Estudar jacarés em meio urbano é bastante complicado, pois opiniões variam bastante, e cada um sempre esta certo a sua maneira de pensar. Mas ter a cabeça aberta para aprender é fundamental.
Cursos de treinamento e capacitação estão sendo oferecidos com frequencia, no intuito de disseminar a informação e capacitar aqueles que precisam estar em contato com estes animais em seu cotidiano. Em prol de um único objetivo, a conservação dos jacarés e de seus ambientes. Temos todos a ganhar com isso, pois além de sua importância biológica a presença de jacarés, assim como a conservação de seus ambientes podem apresentar um enorme potencial de atrativo turístico e valorização da cidade do Rio de Janeiro.
Pensem e reflitem sobre a questão, e somente por pararem um pouco e gastarem seu tempo para repensar poderão ver a importância dos estudos científicos e de profissionais que dedicam a sua vida à conservação da natureza.


Foto: Meu principal insentivo para manter um mundo melhor, minha filha, que participa e aprende com pai em campo todos os benefícios que a natureza pode oferecer.