O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

JACARÉS EM ALERTA!!!

A temporada reprodutiva dos jacarés no Rio de Janeiro compreende os meses de outubro até abril. O jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris) é a única espécie de jacaré que existe no estado do Rio de Janeiro, é uma das espécies mais abundantes em território nacional e que mais necessita de estudos e esforços para conservação. Sua ocorrência, apesar de bastante ampla, compreende em sua maior parte as áreas urbanas do Estado do RJ.

Devido a fragmentação de hábitats (redução do espaço) os jacarés acabam entrando em perímetro urbano em diversos lugares do RJ. Por isso é necessário cada vez mais somar parcerias com órgãos públicos (Bombeiros - Estado e Patrulha Ambiental - Município) para que os animais sejam encaminhados corretamente para lugares adequados. Como referência os animais estão sendo todos levados ao Parque Natural Municipal Chico Mendes, mas a capacidade de suporte, tanto do parque, como das lagoas, esta bastante saturada em relação a alguns aspectos para a população de jacarés residentes. Temos um numero muito alto de jacarés machos nas lagoas urbanas de Jacarepaguá devido a esse encaminhamento de animais de todo o Estado para esses remanescentes. è necessário criar um banco de dados com informações de acesso irrestrito para que Bombeiros e a Patrulha Ambiental possam encaminhar os animais para lugares mais apropriados, ao invés de direciona-los para o Parque ou Zoológicos.

O Instituto Jacaré propõe oferecer cursos de capacitação profissionais e acompanhamento destes animais para seus lugares de origem, e insiste que é necessário integrar as atividades de órgãos públicos em prol do Meio Ambiente, principalmente quando se trata de fauna silvestre (pois existem poucos profissionais especializados para atuar, ou a maioria deles não é solicitada).

Informações sobre os jacarés, resgate ou redirecionamento de animais entrem em contato com o Instituto Jacaré: institutojacare@gmail.com ou 78572084 (Ricardo Freitas, MSc. Biólogo Especialista em Comportamento e Ecologia de Jacarés).