O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Que Vergonha - Não sabe fazer chama quem sabe!!!

JACARÉ NA VILA DO PAN .... preparação para as olimpíadas - Nova Modalidade, corrida do jacaré!!!

Jacaré de papo amarelo foi encontrado na Vila do Pan, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. Os bombeiros foram chamados, porém, equipes sem treinamento adequado e conhecimento basico sobre o animal passam informações erradas para a população e "deixaram o animal fugir". O jacaré de papo amarelo é residente da região, e a única espécie de jacaré em toda região Sudeste do Brasil (Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo), e não esta invadindo condominios, como colocado nos jornais (pelo contrario, devido a redução de seus hábitats os jacarés estão cada vez mais sem lugar para ficar, reproduzir, se alimentar e etc). Os jacarés não são uma ameaça a população humana local, mas sim ameaçados. Não existe registro de ataque de jacarés em todo o complexo lagunar de jacarepagua, mas existem diversos casos ja registrados (ver postagens abaixo) de jacares mortos pela população.

Segue os links para as reportagens:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/jacare-de-15-m-e-capturado-dentro-de-sitio-na-zona-oeste-do-rio.html

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/11/18/jacare-assusta-moradores-da-vila-do-pan-923045696.asp

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/11/bombeiros_tentam_capturar_jacare_na_vila_do_pan_125268.htmlhttp://extra.globo.com/rio/materias/2010/11/18/jacare-assusta-moradores-da-vila-do-pan-923045697.asp

http://videos.r7.com/jacare-invade-condominio-na-barra-da-tijuca-no-rio/idmedia/051b4fc063b7da0c63642ecb3d95a505-1.html

Dificilmente os bombeiros poderiam afirmar ser um jacaré femea (reportagem do R7 com video), uma vez que nem a especie direito eles sabiam qual era, devido aos jacares nao apresentarem dimorfismo sexual (diferença morfologica de identificação entre os sexos - machos e femeas). O jacaré, de acordo com as imagens não passam de 2 metros e deveria ser capturado para remaneja-los devolta para a lagoa (local de origem). Estamos em plena epoca de reprodução dos jacarés, por isso é cada vez mais comum encontrarmos os animais buscando um territorio para reproduzir e fazer seus ninhos (o que cada vez mais fica dificil devido ao crescimento da cidade sem um controle ou planejamento para o meio ambiente).


Fica cada vez mais claro a necessidade de treinamento e capacitação dos órgãos que atuam com o meio ambiente, principalmente com a fauna. O Instituto Jacaré está atualmente treinando algumas empresas privadas com intuito de capturar em segurança e realocar os animais em suas áreas de origem, sem deslocar desnessariamente os animais de um local distante para outro (que de nada tem haver com o ambiente de origem). Contudo, é necessário uma ação imediata quanto a carência de profissionais especializados com a fauna e flora para podermos estabelecer um bom plano para conservação dos remanescentes naturais em perímetro urbano.
Não é necessário mais do que 2 ou 3 pessoas com experiência para realizar a captura dos jacarés. Com isso reduz os custos, agiliza a atividade e minimiza o estresse (tanto do animal como do manipulador).
Contato para o instituto jacare: institutojacare@gmail.com