O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

CURSO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO NO MANEJO DE JACARÉS NO RIO DE JANEIRO

O primeiro curso de capacitação e manejo de jacarés no Rio de Janeiro foi um sucesso. Os alunos em treinamento pertencem a Usina Termoeletrica da PETROBRAS e foram treinados para retirar jacarés que venham a entrar no reservatório da usina. Com intuito de conservar os jacarés e evitar acidentes, o responsavel pelo SMS da Petrobras procurou o Instituto Jacare para treinamento de captura e realocação dos animais na região da usina. Alguns jacares pequenos conseguem passar pela grade de contenção e correm o risco de entrar no maquinario da usina e gerar acidentes. O curso foi realizado com 5 dias de aulas, duas teoricas com objetivo de ensinar sobre a biologia Básica dos jacarés e crocodilos, assim como anatomia, fisiologia e comportamento dos animais. No segundo dia teorico foi realizado a apresentação do material, metodologia e objetivos do manejo. O terceiro dia de curso foi realizado a captura e manipulação de jacarés em cativeiro contando com o apoio e parceria do Parque Natural Municipal Chico Mendes que cedeu o espaço para a realização da prática.

O quarto dia de curso é realizado na lagoa Marapendi onde os alunos participam do projeto de pesquisa e realizam captura de animais em vida livre. O quinto dia de curso foi exclusivo para a Petrobrás onde foi realizado a captura dos jacarés no reservatório da Usina, buscando trabalhar simulações de captura objetivando sempre a eficiencia e o manejo de forma adequada, sem comprometer a segurança das pessoas envolvidas e principalmente do animal.

O biologo responsavel pelo treinamento, o especialista em ecologia e comportamento de jacarés Ricardo Freitas (MSc., doutorando pela UERJ) agradece e apoia a iniciativa em prol da conservação dos jacarés pela Petrobrás.