O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Jacarés em ALTA no Noticiário

Nestas últimas semanas o Instituto jacaré tem participado e acompanhado muitas entrevistas quanto a presença dos jacarés no Rio de Janeiro. Depois de uma reportagem no jornal O DIA no dia 11 de outubro de 2010 relatando uma possível invasão dos jacarés no bairro do Recreio dos Bandeirantes acabou por mobilizar a imprensa quanto a veracidade e os riscos dessa aproximação dos jacarés com a população humana local.
Bom, é claro que os jacarés nunca invadiram o RJ, muito menos resolveram viver dentro da cidade. Todo o complexo lagunar de jacarepaguá (que em Tupi significa=lagoa rasa de jacarés) é e sempre foi o hábitat dos jacarés. A cidade cresceu e envolveu esta hábitat e todo o ecossistema de áreas alagadas, lagoas, maguezais e restingas da zona oeste do município do Rio de Janeiro. Desta forma, os invasores somos nós!!!!
Poderíamos inverter a notícia e chamar: "Pessoas invadem o hábitat dos jacarés" ou então, "Jacarés vivem seu cotidiano com as pessoas" ... enfim, devemos sempre lembrar que somos inquilinos desses antigos proprietários das áreas de baixada, alagados e praias do município. E ousaria mais, devemos pagar o nosso aluguel que esta em débito a muito tempo, mantendo e conservando as lagoas e areas alagadas; recuperando o ecossistema e protegendo esses proprietários que dependem de nós para voltarem a viver em perfeita harmonia com o ambiente. Pelo menos, com um ambiente limpo, com recursos disponíveis e menos incômodos por seus inquilinos (ou seja, nós humanos).

Link para as reportagens:
http://bandnewstv.band.com.br/conteudo.asp?ID=371825&CNL=20
http://noticias.r7.com/videos/moradores-da-barra-da-tijuca-convivem-com-os-jacares/idmedia/a9a1a3caddfd8d5ab0ccb9605624415f-2.html