O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

O JACARÉ VAI A ESCOLA!!

Tamanho de Ninhadas - Biologia Reprodutiva de Jacarés

A espécie Caiman latirostris (jacaré de papo amarelo) apresenta um período reprodutivo que se inicia em novembro até fevereiro (em diversas regiões da América Latina). No Rio de Janeiro a reprodução ocorre entre os meses de outubro e vão até março, em alguns casos registramos ninhos eclodindo no final de junho. Como uma regra geral para os crocodilianos a postura (colocar os ovos no ninho) ocorre em ambientes secos ou úmidos, o que pode acontecer próximo a margens de rios, lagoas, lagos e canais, como em ambientes mais distantes. Em cativeiro uma jacaré fêmea pode colocar em média 30 ovos, que irão variar entre tamanho, peso e comprimento de acordo com o tamanho da fêmea. Quanto maior e mais energia despendida em reprodução maior são os ovos e/ou mais quantidades de ovos são postos.



No criadouro em Cachoeira de Macacu, nesta ultima semana acompanhamos três posturas. Onde os ovos são retirados do ninho para serem incubados artificialmente. Desta forma podemos garantir uma maior sobrevivência dos filhotes e com isso um maior numero de nascimentos. O sistema de criação conhecido como farming trabalha desde a reprodução em cativeiro, ao nascimento e desenvolvimento dos filhotes na fazenda. Acompanhando o crescimento e ganho de massa através de uma alimentação rica em nutrientes e um ambiente aquecido (estufa). Desta forma o desenvolvimento do animal é acelerado ganhando massa e tamanho corpóreo, atingindo desta forma o tamanho de abate em menos tempo (quando comparado com o crescimento na natureza). O crescimento de jacarés em cativeiro pode chegar a 2x o crescimento observado na natureza, e com isso atingem a maturidade sexual (diretamente relacionada ao tamanho) e/ou a um tamanho de corte mais rápido.



Crocodilianos apresentam uma relação fascinante com o ambiente onde vivem, pois utilizam de forma otimizada o que esta disponível (mostrando uma forte adaptação a alterações ambientais e humanas) e se desenvolvem com padrões de taxas de crescimento diferenciadas (individual, mesmo uma população vivendo em uma mesmo ambiente com os mesmos recursos, podem usufruir e se desenvolverem individualmente). Desta forma, os estudos com crocodilianos se tornam cada vez mais algo encantador e fantástico na compreensão da evolução dos vertebrados.